Vantagens Competitivas e Estratégia

Vantagens Competitivas

O Paraná Banco possui as seguintes vantagens competitivas:

Presença em mercados com potencial de crescimento.

A Companhia está bem posicionada para aproveitar a oportunidade de crescimento em três segmentos de mercado: (i) Crédito Consignado, no qual o Paraná Banco possui grande potencial de crescimento a ser explorado em sua atual base de empregadores conveniados; (ii) Crédito empresarial, através do estabelecimento de plataformas estruturadas para atuar neste segmento. Dentre as estratégias para o crescimento desta carteira, está a sinergia que o banco possui com os potenciais clientes já existentes da JMalucelli Seguradora e do Grupo JMalucelli; (iii) Seguro Garantia, no qual a JMalucelli Seguradora é líder de mercado com 18% de participação de mercado em junho de 2016 segundo dados da SUSEP. Os indicadores de rentabilidade e eficiência operacional da Seguradora no ramo de seguro garantia, medidos pelo retorno sobre o patrimônio líquido, índice combinado e índice de sinistralidade, estão entre os melhores do mercado; (iv) Home equity, operação de ‘crédito imobiliário não tradicional’ operada através da marca ImovCred consiste em refinanciamento imobiliário para pessoas físicas que possuam imóveis sem dívida ou ônus que são dados em garantia através de alienação fiduciária.

Segmentação de produtos.

Adicionalmente ao crédito consignado, o Paraná Banco atua no segmento de crédito empresarial, crédito imobiliário não tradicional (home equity), e em conjunto com a Travelers Companies Inc nos mercado de seguros e resseguros, visando à diversificação do portfólio de produtos oferecidos e ampliando sua área de atuação para novos mercados.

Presença no mercado de resseguros.

Concentrada na garantia dos resseguros gerados pela JMalucelli Seguradora, a JMalucelli Resseguradora foi criada com o propósito de captar as oportunidades geradas com a abertura do mercado de Resseguros no Brasil. Classificada como resseguradora local, a JMalucelli Re e outras resseguradoras desta categoria tem o direito de receber 40% dos prêmios ressegurados de acordo com a resolução nº 225 da SUSEP.

Forte capacidade de originação de crédito.

A vantagem competitiva do Paraná Banco também resulta de seus canais de vendas bem estruturados e com uma diversificada rede de distribuição. Além do tradicional canal de vendas de correspondentes bancários, o Paraná Banco implementou o inovador canal de correspondentes bancários exclusivos como um canal de venda alternativo, inovador e de baixo custo. Além dos correspondentes bancários exclusivos, a Companhia também investiu em lojas próprias, que exercem um papel de regionais, coordenando correspondentes e correspondentes bancários exclusivos em sua região.

Ampla e diversificada base de empregadores conveniados.

A estratégia do Paraná Banco sempre foi de diversificar e ampliar a nível nacional sua base de empregadores conveniados. A Companhia é capaz de operar com entidades públicas de pequeno, médio e grande porte, nos níveis municipal, estadual ou federal, incluindo INSS, Forças Armadas, Poder Judiciário, Administração Federal, Infraero, Correios e Poderes Legislativos Federal, Estaduais e Municipais. O modelo de negócio da Companhia minimiza sua exposição ao risco de inadimplência por empregador, por dispersá-lo em diversas regiões do País e em diversas esferas da administração pública. Por possuir grande parte de sua carteira de crédito alocada no segmento de crédito consignado, o Paraná Banco possui uma carteira de crédito de excelente qualidade.

Suporte Institucional do Grupo JMalucelli.

O nome e história de sucesso do Grupo JMalucelli, que é um dos principais grupos econômicos do Estado do Paraná, contribuem para uma percepção de confiabilidade dos produtos e serviços da Companhia. O Grupo JMalucelli é composto por 72 empresas, que atuam preponderantemente nas áreas financeira, mídia/comunicações e de infra-estrutura, além de estarem presentes em outras áreas, tais como esporte, turismo e agronegócio.

Estratégia

Os pontos-chave da estratégia do Paraná Banco são:

Priorizar a rentabilidade dos convênios firmados.

Enquanto no início de 2008 a vantagem competitiva no mercado de crédito consignado era possuir volume de carteira, no fim de 2008 a vantagem passou a ser rentabilidade. Já em junho de 2008 o Paraná Banco antecipou esta tendência e reestruturou sua carteira de crédito priorizando os convênios mais rentáveis. A estratégia daqui para frente é manter a rentabilidade da carteira de crédito aliada ao crescimento orgânico da carteira de crédito consignado e crescer na oferta de crédito empresarial.

Crescer em Middle Market, intensificando a sinergia com o grupo J.Malucelli e J.Malucelli seguradora.

A Estratégia é aumentar a participação da carteira de crédito empresarial na carteira consolidada, por meio do foco em empresas do Paraná onde o Grupo JMalucelli tem uma intensa atuação, e em São Paulo por meio dos clientes da JMalucelli Seguradora.

Intensificar a participação de novos produtos .

Com o intuito de ampliar sua atuação para novos mercados, o Paraná Banco preocupa-se em diversificar seu portfólio de produtos. Foi por este motivo que ao final de 2007 o Paraná Banco iniciou suas operações de crédito para médias empresas. A carteira de crédito do Paraná Banco voltada para este produto deve aumentar sua participação na carteira total do banco. Em linha com essa estratégia de diversificação, em 2012, o Paraná Banco tornou-se uma instituição repassadora dos recursos do BNDES. Em 2013 houve lançamento do crédito imobiliário não tradicional (home equity) e em 2014 a operação de Trade Finance para financiamento das operações de comércio exterior destinado a exportadores e importadores.

Aproveitar as oportunidades dos investimentos em infra-estrutura e atuar no mercado de Property & Casualty.

Os investimentos em infra-estrutura prometem movimentar o mercado de seguro garantia. A JMalucelli Seguradora, com sua liderança neste mercado e excelência na análise de crédito, aliada a JMalucelli Resseguradora, responsável pela retenção da totalidade dos prêmios emitidos pela JMalucelli Seguradora, propiciam escala suficiente para desfrutar desta oportunidade.
Com a parceria firmada com a Travelers Companies Inc, o Paraná Banco pode atuar no mercado de seguros de ramos elementares (Property & Casualty) e intensificar a participação da JMalucelli Resseguradora no mercado de resseguros da América Latina.

Aprimorar ainda mais a análise de crédito.

A experiência e os procedimentos na concessão de apólices de seguro garantia permitem que o Paraná Banco, por meio da JMalucelli Seguradora, venha mantendo a liderança neste mercado. Com a implementação de um sistema de análise de crédito por pontos, um elevado número de propostas de apólices são analisadas e monitoradas automaticamente. Uma classificação de 12 níveis de risco determina a periodicidade de novas análises e a divisão por setores, regiões e tamanhos. O tempo médio de análise, que já foi de 1 semana, hoje é de 1 dia e a estratégia é continuar investindo em análise de crédito para agilizar ainda mais este processo.

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